sábado, 14 de abril de 2018

Este aparelho TELE-VISEX, juntamente com os discos em imagem 3d foi uma doação do amigo: NELSON RODRIGUES, doação para o museu do rádio de Serrinha Bahia... O aparelho Telvisex veio acompanhado com 90 discos com imagem em 3d do mundo inteiro!!!



O QUE É UM TELEVISEX!!!
Os espectadores mostrados abaixo seriam, à primeira vista, facilmente confundidos com um Sawyers Model C, no entanto, uma inspeção mais próxima revela que ele é um TELE-VISEX, fabricado pela Alto-Relevo no Brasil na década de 1950 e carregando a patente 213133. a construção era de baquelite. O espectador pesava 220g, contra o peso de 188g do Sawyers Model C.

Enquanto os clones de espectadores são frequentemente inferiores ao modelo do qual foram copiados, este visualizador em particular teve uma grande vantagem sobre o Modelo C, em que o corpo foi mantido unido por um conjunto de quatro parafusos e porcas. Isso permitiu que o espectador fosse aberto no caso de poeira ter entrado no visualizador e necessário limpeza. O endereço do fabricante foi Floriano Scattolin & Irmãos
Avenida São João 25 - São Paulo Indústria Brasileira.