quarta-feira, 30 de julho de 2014

RÁDIO SONY 3 FAIXAS REF. MODELO ICF-F12S UM GRANDE RÁDIO PORTÁTIL FABRICADO NO JAPÃO EM 2007... O terceiro da série no site.

Lendo algumas mensagens postadas sobre este rádio  " Sony ICF-F12S", resolvi comprar para fazer uma breve avaliação e também para testá-lo.
   Com relação ao custo/benefício, acho que vale a pena, e fácil de encontrar ( qualquer loja da rede Casa Pernambucanas), por R$89,90. Comprei logo 02 de uma vez só...!!!!!
   Inicialmente, com relação ao porte do rádio, é relativamente pequeno, porém bem grosso, em relação aos rádios que estamos acostumados a usar ( sony família 7600, sangean, degen, etc. ), com um alto-falante de 4 watts possui um bom volume e também bem firme, com distorção somente acima dos 70% do volume.
   Bem na faixa de FM, bem seletivo e com boa recepção, apesar de não ter feito uso detalhado, bem superficial nesta faixa.
   Em Ondas Curtas o rádio se comporta bem, com uma varredura na freqüência de 5.9 a 18 mhz, embora bem estreita a faixa de sintonia, mas permitiu houvir várias emissoras com boa recepção, utilizando apenas sua antena telescópica de 5 partes.
   Já nas Ondas Médias, apesar de bem estreito a sintonia e bem sensível, se mostrou seletivo, e com boa filtragem, permitindo, no meu caso, houvir as emissoras próximas das que me chegam muito forte, por exemplo a 740 am  - Sociedade, chega com sinal de +60, mas mesmo assim, pude ouvir a740 Sociedade  e a 750 Progresso,  sem dificuldade alguma.    Também da mesma forma a 1.370 que recebo com sinal de +60, permitiu o rádio que eu fizesse algumas escutas em 840, e 1350 Cristal  bem como outras a 1.500, Jacuipe a 1080, Subaé   etc.
   Por seu um equipamento relativamente barato, e com uma caixa grande, resolvi fazer uma pequena alteração no mesmo, e resolvi abri-lo, que pelo peso já tinha um expectativa de ter bastante espaço interno, e não foi diferente quando vi, o circuito do rádio é bem pequeno alojado atrás do dial do radio, e depois um alto-falante de 4 polegadas mais ou menos, não medi, e o resto da caixa é vazia, assim aproveitei para  ir acrescentando uma mini antena de ferrite ( mini loopstick ) dentro do rádio com um botão de sintonia para fazer um ajuste mais fino.
   O Resultado foi surpreendente, apesar do trabalho inicial de se consegui uma forma de chegar à uma melhora da sintonia da antena, já que embora tenha um filtro médio e um boa seletividade, sua recepção é bem aberta, permitindo ouvir bem as emissoras.
   Com esta mini antena loopstick dentro do rádio, consegui melhorar ainda mais o rendimento do rádio, permitindo fazer algumas escutas, que ate mesmo com outros bons equipamento não tinha feito, claro, que também pude contar com a abertura da propagação, mas acho que valeu o trabalho.